Back to top

FATORES CRÍTICOS DE SUCESSO EM FRANQUIAS DE MODA

Tipo de Trabalho 

Artigo

O objetivo deste artigo é o de analisar os fatore críticos de sucesso, tendo como base uma franquia carioca de moda. Para isso, foi realizada uma revisão da literatura com o objetivo de analisar quais seriam esses fatores críticos de sucesso: I) Elaboração de um plano estratégico de longo prazo; II) Perfil do franqueado; III) Estratégia de marketing bem definida e implementada; IV) Escolha do ponto comercial; V) Parceria com fornecedores e VI) Serviço prestado pelo franqueador.O trabalho envolve uma análise conjunta do sistema franqueador-franqueado, com ênfase principal na ótica do franqueado uma vez que foram realizadas entrevistas com o mesmo, e na ótica do franqueador através de reportagem com o Grupo Soares Pereira Parera. O intuito é o de confrontar a teoria x a prática. Foram realizadas diversas entrevistas com o franqueado para compreender, além dos fatores críticos de sucesso, os desafios enfrentados, como é ser um franqueado, características, perspectivas. Ao final do trabalho conclui-se que o fator crítico de sucesso VI) Serviço prestado pelo franqueador é comum entre as três fontes de pesquisa. Sendo assim, o fator primordial para o futuro empreendedor que deseja ingressar no ramo.