Back to top

JUSTIÇA, FINALIDADE DO DIREITO

Tipo de Trabalho 

Artigo

Este artigo pretende analisar, de maneira simples, a evolução do termo Justiça no decorrer da história, definindo a palavra Direito e sua finalidade.

Por encontrarem-se vinculados às relações sociais perceber-se-á não serem os termos estáticos, estando consequentemente em constante transformação e apesar de utilizados muitas vezes pela sociedade como sinônimos, Justiça e Direito possuem conceitos diferentes e nem sempre caminham juntos. Comumente é perceptível, por vezes, que o emprego do Direito nem sempre acarreta Justiça e tampouco esta vai ser o resultado natural da aplicação daquela.

Isso ocorre porque a Justiça encontra-se relacionada a um sistema aberto de valores inerentes ao ser humano (moralidade, dignidade, honestidade) enquanto o Direito possui esquematização fechada de normas (regras e princípios) criadas para pacificar a sociedade.

Neste sentido a Justiça é mais volúvel enquanto o Direito possui mais rigidez. Assim, será verificado que quando o Direito acompanhar as transformações sociais o conceito será confundido com a Justiça e, de forma contrária, quando demorar a atualizar-se os termos não serão convergentes.