Back to top

AFETIVIDADE E O PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM

Tipo de Trabalho 

Artigo

Este trabalho é resultante da pesquisa de abordagem qualitativa realizada com o objetivo de analisar como se dá a relação de afetividade entre professores e alunos em salas de alfabetização de uma escola pública municipal de Juara-Mt. Para isto buscamos compreender quais os problemas causados pela falta de afetividade entre o professor e o aluno e ainda como a afetividade é abordada no projeto político pedagógico da escola pesquisada. A pesquisa desenvolvida aconteceu em três fases na primeira a pesquisa bibliográfica acerca da temática em livros existentes na biblioteca da UNEMAT, Campus de Juara e a artigos, teses e dissertações disponíveis na internet. A segunda fase consistiu na pesquisa de campo, momento da coleta de dados envolveu análise documental, questionários voltados para as professoras de alfabetização da escola campo. A terceira fase resultou neste trabalho que é a sistematização da pesquisa bibliográfica e dos dados coletados que foram analisados com base no aporte teórico estudado. Este estudo demonstra que a afetividade é um elemento essencial no processo ensino e aprendizagem, pois a falta de afetividade no ambiente escolar pode ocasionar dificuldades tanto para os alunos como para os professores, dificultando a ação pedagógica, pois o professor muitas vezes passa a considerar o aluno como indisciplinado, não participativo e até mesmo alheio ás ações desenvolvidas em sala de aula.