Diretrizes para Publicação
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ENCARGOS E TAXAS
Objetivando cobrir custos operacionais, a Revista Científica Acadêmica realiza cobrança de valores para dar suporte às atividades de revisão, regulação, publicação em nosso website e manter a qualidade da revista.
As opções abaixo se referem a 1 (um) autor. Para cada autor adicional, será cobrada taxa de R$ 150,00.
As opções para submissão, revisão e publicação estão descritos abaixo e já contemplam a atribuição de ISSN, DOI e Qualis B3:
Revisão Básica | Revisão Expressa | Revisão Ultra | |||||||||||||||
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DIRETRIZES PARA O AUTOR
Critérios Gerais para a Aceitação de Textos Submetidos à Publicação:
A Revista Acadêmica reserva os direitos autorais de seu conteúdo. Os textos enviados devem ser enviados com uma carta na qual os autores renunciam aos direitos autorais em favor do periódico.
As opiniões expressas pelos autores pertencem a eles e não refletem necessariamente a opinião do Conselho Editorial da Revista.
Os trabalhos serão selecionados de acordo com os seguintes critérios:
- solidez científica;
- originalidade;
- atualidade;
- oportunidade de informação e adequação às normas de publicação da Revista.
DIRETRIZES BÁSICAS PARA SUBMISSÃO DE ARTIGOS
1.: Os trabalhos científicos deverão ser escritos em português, e conter títulos e resumos dos artigos em inglês, e atender ao seguinte conteúdo e obrigatoriamente nesta ordem:
I) Título
II) Título na língua estrangeira escolhida pelo articulista
III) Resumo (em Português)
IV) Palavras-chave (No máximo 5 (cinco) palavras)
V) Abstract (se quiser incluir Resumen, no espanhol é permitido)
VI) Keywords (maximum of 5 (five) words)
VII) Introdução (dividido em itens numerados)
VIII) Desenvolvimento (dividido em itens numerados)
IX) Conclusão
X) Referências (não numerada e em ordem alfabética)
2.: O título do trabalho científico deve estar em português, inglês ou espanhol (título em língua estrangeira é obrigatório), centralizado na página, com letra maiúscula e em negrito;
3.: Os subtítulos, quando existirem, devem ser concisos e vir claramente indicados com letras maiúsculas e não destacados em negrito;
5.: O trabalho científico deve conter ‘Resumo’ em português, ‘Abstract’ em inglês ou 'Resumen' em Espanhol, ressaltando objetivos, metodologia e síntese das Conclusões. Formatação conforme indicado no template.
6.: O trabalho científico deve indicar de três a cinco palavras-chave, podendo conter expressões
representativas do tema, em português, inglês ou espanhol, se for o caso, refletindo as ideias elementares do texto e que possam auxiliar a pesquisa de terceiros interessados.
OUTRAS REGRAS DE FORMATAÇÃO
7.: Os trabalhos científicos devem conter, no mínimo, 8 (oito) laudas de Desenvolvimento e 1 (uma) lauda de Conclusão. Fotos/gravuras/figuras/gráficos/tabelas, anexos, não deverão fazer parte do número de laudas exigidas, bem como Resumo, Sumário, considerações finais, referências e citações.
8.: Os trabalhos científicos devem ser digitados e submetidos a formato .doc e pdf, posição vertical, fontes de acordo com o template disponível corpo 12; alinhamento justificado (sem separação de sílabas, com espaçamento entre linhas de 1,15 cm.
9.: O parágrafo deve ter espaçamento posterior e anterior de 0 (zero) ponto. O recuo especial dos parágrafos deve ter 1, 5cm.
10.: Quando for necessária a utilização de siglas e abreviaturas, estas deverão ser introduzidas entre parênteses, logo após o emprego do referido termo na íntegra quando do seu primeiro aparecimento no texto. A partir da primeira menção o autor poderá utilizar somente a sigla ou abreviatura. As siglas e abreviaturas inseridas em tabelas ou ilustrações devem possuir definição nas suas respectivas legendas.
REFERÊNCIAS, CITAÇÕES E NOTAS
11.: No trabalho científico o item denominado "Referências", deve seguir as normas vigentes da Associação Brasileira de Normas Técnicas - ABNT NBR 6023/2018). (Vide modelo)
12.: As citações bibliográficas devem ser feitas de acordo com as normas da ABNT (NBR 10520), adotando-se preferencialmente o sistema autor - data. (Vide modelo)
13.: As notas não bibliográficas devem ser colocadas no rodapé, utilizando-se de fonte tamanho 10, ordenadas por algarismos arábicos que deverão aparecer imediatamente após o segmento do texto ao qual se refere a nota. (Vide modelo)
14.: As citações textuais pequenas (de até três linhas) deverão ser inseridas no corpo do trabalho, entre aspas duplas e em itálico. As citações textuais longas (com mais de três linhas) devem ser destacadas em parágrafo independente com recuo de 4 cm da margem esquerda, com corpo 11, espaçamento simples, sem aspas. (Vide modelo)
Observações:
- Alguns itens a serem observados na digitação dos textos: aspas duplas somente para citações diretas no corpo de texto; itálico para palavras com emprego não convencional e para palavras estrangeiras, neologismos e títulos de obras e publicações.
- As citações devem obedecer à forma (Sobrenome do Autor, ano) ou (Sobrenome do Autor, ano, p. xx). Diferentes títulos do mesmo autor, publicados no mesmo ano, deverão ser diferenciados adicionando-se uma letra depois da data (Sobrenome do Autor, Ano, p. xx).
- As referências bibliográficas deverão conter exclusivamente os autores e os textos citados no trabalho e ser apresentadas ao final do texto, em ordem alfabética, obedecendo às normas da ABNT NBR6023. Quando for o caso, sempre indicar o nome do tradutor após o título do livro ou artigo.
Abaixo, alguns exemplos de como proceder:
Livros:
SOBRENOME DO AUTOR, Prenomes sem Abreviatura. Título do Livro: subtítulo. Local de publicação: Editora, ano de publicação.
Capítulos de livros:
SOBRENOME DO AUTOR, Prenomes sem Abreviatura. Título do Capítulo: subtítulo. In: SOBRENOME DO AUTOR, Prenomes sem Abreviatura. Título do Livro. Local de publicação: Editora, ano de publicação. Páginas inicial e final.
Periódicos:
SOBRENOME DO AUTOR, Prenomes sem Abreviatura. Título do Artigo: subtítulo. Título do Periódico, Local de publicação, Instituição, número do volume, número do fascículo, páginas inicial e final do artigo, mês e ano de publicação.
Teses e dissertações:
SOBRENOME DO AUTOR, Prenomes sem Abreviatura. Título: subtítulo. Ano. Número de folhas. Dissertação ou Tese (Mestrado em ou Doutorado em) – Nome do Programa, Nome da Universidade, Local, Ano.
Documento eletrônico:
SOBRENOME DO AUTOR, Prenomes sem abreviaturas. Título. Edição. Local: ano. N° de pág. ou vol. (série) (se houver). Disponível em: Acesso em: dia mês (abreviado), ano.
- Solicitamos que as normas acima sejam cuidadosamente seguidas; caso contrário, os textos enviados não serão considerados para avaliação.
SUBMISSÃO
15.: Os trabalhos devem ser submetidos a uma revisão de linguagem, digitação e formatação;
16.: A Coautoria é limitada até o máximo de 10 (dez) autores;
17.: O trabalho científico deve ser submetido mediante prévio cadastro por um único Autor, denominado Autor Correspondente. Os demais autores/coautores deverão realizar o cadastro pessoal, para fins de confecção exata da certificação após a publicação;
18.: Após o processo de Revisão (na modalidade escolhida pelo Autor), a capa deve conter:
a) Título do artigo, que deve ser conciso e completo, descrevendo o assunto com termos que podem ser adequadamente indexados pelos serviços de recuperação de informações. A tradução do título para o inglês deve ser apresentada;
b) Nome completo de cada autor;
c) A instituição à qual cada autor está filiado, juntamente com o respectivo endereço;
d) Nome do Departamento e Instituição em que a pesquisa foi realizada, se houver;
e) Indicação do autor que será responsável pela correspondência, com endereço, número de telefone e correio eletrônico;
f) Se a pesquisa foi financiada, o nome da agência de fomento e o número do processo devem ser indicados;
g) Se o artigo se basear em uma dissertação, deve ser indicado o título, ano e instituição a que foi submetido;
h) Se o trabalho foi apresentado em reunião científica, o nome do evento, local e data devem ser indicados.
19.: Os trabalhos científicos são de responsabilidade exclusiva de seus autores. O conteúdo do trabalho assinado não reflete a opinião da Revista Científica Semana Acadêmica;
20.: Os envios dos trabalhos serão considerados participações voluntárias e gratuitas dos autores, com os direitos autorais cedidos para a Revista Científica Semana Acadêmica;
21.: Os autores devem preencher as condições de submissão especificadas nestas diretrizes;
22.: Os autores serão notificados sobre o resultado da avaliação de seus artigos através de e-mail;
23.: As submissões que não estiverem de acordo com as diretrizes da revista, receberão os apontamentos para os devidos ajustes, devendo o(s) articulista(s) submeter(em) o arquivo corrigido à nova Revisão (prazo de 24h).
CONDIÇÕES PARA SUBMISSÃO
24.: Como parte do processo de submissão, os autores são obrigados a verificar a conformidade da submissão em relação a todos os itens listados. As submissões que não estiverem de acordo com as normas serão pontuadas e encaminhadas aos autores para retificações.
25.: Tendo o trabalho caráter de colaboração, o autor compromete-se a assegurar o uso e gozo da obra à Revista Científica Semana Acadêmica, que poderá explorá-la nas edições que fizer.
26.: A Publicação poderá ser recusada caso o Conselho Editorial da Revista Científica Semana Acadêmica, responsável pela seleção dos trabalhos científicos, não ache conveniente sua publicação, seja qual for o motivo. Este cancelamento não acarretará responsabilidade a qualquer título por parte do Conselho Editorial;
27.: Os Revisores, juntamente com o Conselho Editorial, reservam-se o direito de sugerir o texto – quando necessário, sem prejudicar o conteúdo -, com o objetivo de uniformizar a apresentação.
POLÍTICA DE PRIVACIDADE
28.: Os nomes e dados informados nesta revista serão usados exclusivamente para os serviços prestados por esta publicação, não sendo disponibilizados para outras finalidades ou a terceiros.
Declaração de Privacidade
Os nomes e endereços informados nesta revista serão utilizados exclusivamente para os serviços prestados por esta publicação, e não serão disponibilizados para outros fins ou para terceiros.
Tabelas:
As tabelas são digitadas com dupla espaçada e apresentadas no texto principal, numeradas consecutivamente com numerais árabes na ordem em que são mencionados. Eles devem ter um título acima deles, e os mesmos dados não devem ser repetidos em gráficos. Elas devem ser montadas de acordo com a orientação apresentada em:
- IBGE. Normas de apresentação tabular. Rio de Janeiro; 1993.
Devem ser evitadas linhas verticais ou inclinadas. As notas de rodapé referentes às tabelas devem ser restritas ao menor número possível. O número máximo de tabelas por artigo é 10. Acima desse número, a despesa adicional será de responsabilidade dos autores. Tabelas muito grandes, mesmo que contenham dados importantes, podem não ser aceitas. Neste caso, a possibilidade de fornecer os dados para o leitor deve ser informada em nota de rodapé. Se houver tabelas extraídas de obras publicadas, os autores devem ter permissão por escrito para reproduzi-las, e essa autorização deve ser enviada a revista juntamente com os manuscritos submetidos à publicação.
Figuras:
As ilustrações (fotos, desenhos, gráficos, etc.) devem ser numeradas consecutivamente em algarismos árabes na ordem em que aparecem no texto. Devem ser indicados como Figuras, e devem ser identificados dentro do texto por meio do número e título abreviado do papel. Legendas devem ser apresentadas. As ilustrações devem ser claras o suficiente para permitir sua reprodução em placas de 13 cm (largura da página). Se houver figuras extraídas de outros trabalhos publicados anteriormente, os autores devem ter a permissão por escrito para reproduzi-las, exceto documentos de domínio público. Esta autorização deve ser enviada à Revista juntamente com os manuscritos submetidos à publicação.
Abreviaturas:
Deve ser utilizado o formulário padronizado. Quando não é padronizado, eles devem ser precedidos pelo nome completo quando citado pela primeira vez. Quando aparecem em tabelas ou figuras, seu significado deve ser explicado quando não se sabe. Abreviaturas não devem ser usadas no título e no resumo do manuscrito submetido.
Ética e consentimento
Aprovação ética
Estudo envolvendo seres humanos, materiais humanos ou dados humanos deve ter sido realizado de acordo com a Declaração de Helsinque e deve ter sido aprovado por um comitê de ética adequado. Uma declaração detalhando isso, incluindo o nome do comitê de ética e o número de referência, quando apropriado, deve aparecer em todos os manuscritos relatando tal estudo. Se foi concedida uma isenção de exigir a aprovação ética, isso também deve ser detalhado no manuscrito (incluindo o nome do comitê de ética que concedeu a isenção). Informações adicionais e documentação para apoiar isso devem ser disponibilizadas ao Editor serão disponibilizadas ao Editor mente. Os manuscritos podem ser rejeitados se o Editor considerar que o estudo não foi realizado dentro de um quadro ético adequado. Em casos raros, o Editor pode entrar em contato com o comitê de ética para obter informações adicionais.
Consentimento para participar
Para todos os estudos envolvendo seres humanos, o consentimento informado para participar do estudo deve ser obtido dos participantes (ou de seus pais ou responsável legal no caso de crianças menores de 16 anos) e uma declaração para este efeito deve aparecer no manuscrito.
Estudo envolvendo animais
O estudo experimental sobre vertebrados ou quaisquer invertebrados regulamentados deve cumprir as diretrizes institucionais, nacionais ou internacionais, e quando disponível deveria ter sido aprovado por um comitê de ética apropriado. A Declaração de Basileia descreve princípios fundamentais a serem cumpridos na condução do estudo em animais e o Conselho Internacional de Ciência Animal Laboratorial (ICLAS) também publicou diretrizes éticas.
Uma declaração detalhando o cumprimento das diretrizes relevantes (por exemplo, a Lei de Animais (Procedimentos Científicos) revisada de 1986 no Reino Unido e a Diretiva 2010/63/UE na Europa) e/ou aprovação ética (incluindo o nome do comitê de ética e o número de referência, quando apropriado) devem ser incluídas no manuscrito. Se foi concedida uma isenção de exigir a aprovação ética, isso também deve ser detalhado no manuscrito (incluindo o nome do comitê de ética que concedeu a isenção e as razões da isenção). O Editor levará em conta as questões de bem-estar animal e reserva-se-á o direito de rejeitar um manuscrito, especialmente se o estudo envolver protocolos inconsistentes com normas comumente aceitas de estudo animal. Em casos raros, o Editor pode entrar em contato com o comitê de ética para obter informações adicionais.
Para estudos experimentais envolvendo animais de propriedade do cliente, os autores também devem documentar o consentimento informado do cliente ou proprietário e a adesão a um alto padrão (melhor prática) de cuidados veterinários.
Estudos de campo e outros estudos não experimentais sobre animais devem cumprir as diretrizes institucionais, nacionais ou internacionais, e quando disponíveis deveriam ter sido aprovados por um comitê de ética adequado. Uma declaração detalhando o cumprimento das diretrizes e/ou permissões ou licenças apropriadas deve ser incluída no manuscrito. Recomendamos que os autores cumpram a Convenção sobre o Comércio de Espécies Ameaçadas de Fauna e Flora Silvestres e a Declaração de Política da IUCN sobre
Estudo envolvendo espécies em risco de extinção.
Estudo envolvendo plantas
O estudo experimental sobre plantas (cultivadas ou selvagens), incluindo a coleta de material vegetal, deve cumprir as diretrizes institucionais, nacionais ou internacionais. Os estudos de campo devem ser realizados de acordo com a legislação local, e o manuscrito deve incluir uma declaração especificando as permissões e/ou licenças apropriadas. Recomendamos que os autores cumpram a Convenção sobre o Comércio de
Espécies Ameaçadas de Fauna e Flora Silvestres.
Os espécimes de voucher devem ser depositados em um herbário público ou outra coleta pública que forneça acesso ao material depositado. Informações sobre o comprovante e quem o identificou devem ser incluídas no manuscrito.
Consentimento para publicação
Para todos os manuscritos que incluam detalhes, imagens ou vídeos relacionados a participantes individuais, o consentimento por escrito para a publicação destes deve ser obtido dos participantes (ou de seus pais ou responsável legal no caso de crianças menores de 16 anos) e uma declaração para este efeito deve aparecer no manuscrito. Se o participante morreu, o consentimento para publicação deve ser solicitado aos parentes mais próximos do participante. Os autores podem usar o formulário de consentimento para obter consentimento para publicação do participante ou um termo de consentimento de sua própria instituição ou região, se preferirem. Esta documentação deve ser disponibilizada ao Editor, se solicitada, e será tratada confidencialmente. Nos casos em que as imagens são totalmente identificáveis e não há detalhes sobre indivíduos relatados dentro do manuscrito, o consentimento para publicação de imagens não pode ser solicitado. A decisão final sobre se o consentimento para publicar é solicitado cabe ao Editor.
Interesses concorrentes
O que é interesse concorrente: Existe quando a interpretação de dados ou apresentação de informações pode ser influenciada por sua relação pessoal ou financeira com outras pessoas ou organizações. Os autores devem divulgar quaisquer interesses financeiros concorrentes; eles também devem revelar quaisquer interesses concorrentes não financeiros que possam causar-lhes constrangimento se eles se tornarem públicos após a publicação do manuscrito.
Os autores são solicitados a completar uma declaração de interesses concorrentes. Todos os interesses concorrentes que forem declarados serão listados ao final dos artigos publicados. Quando um autor não dá interesses concorrentes, a listagem lerá 'O autor(s) declarará que eles não têm interesses concorrentes".
Ao concluir sua declaração, considere as seguintes perguntas:
Interesses concorrentes financeiros
• Nos últimos três anos você recebeu reembolsos, taxas, financiamento ou salário de uma organização que pode de alguma forma ganhar ou perder financeiramente com a publicação deste manuscrito, agora ou no futuro? Essa organização está financiando este manuscrito (incluindo a taxa de processamento de artigos)? Se sim, por favor, especifique.
• Você detém ações ou ações de uma organização que possa de alguma forma ganhar ou perder financeiramente com a publicação deste manuscrito, agora ou no futuro? Se sim, por favor, especifique.
• Você tem ou está solicitando alguma patente relacionada ao conteúdo do manuscrito? Você recebeu reembolsos, taxas, financiamento ou salário de uma organização que detém ou solicitou patentes relacionadas ao conteúdo do manuscrito? Se sim, por favor, especifique.
• Você tem algum outro interesse financeiro concorrente? Se sim, por favor, especifique.
Interesses concorrentes não financeiros
Existem interesses concorrentes não financeiros (políticos, pessoais, religiosos, ideológicos, acadêmicos, intelectuais, comerciais ou qualquer outro) para declarar em relação a este manuscrito? Se sim, por favor, especifique.
No caso, se você não tem certeza se você, ou um de seus coautores, tem um interesse concorrente, por favor, discuta isso com o conselho editorial."