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ALFABETIZAÇÃO E LUDICIDADE: COMO OS PESQUISADORES RELACIONAM OS CONCEITOS

Tipo de Trabalho 

Artigo

O presente estudo apresenta como tema “Alfabetização e Ludicidade” e foi elaborado diante a necessidade de compreender como tais conceitos são apresentados nas pesquisas, uma vez que, se trabalhados concomitantemente, fornecem ferramentas para a construção de práticas pedagógicas assertivas, tornando o processo de ensino e aprendizagem significativo e respeitoso. Com isso, apresente como objetivo: compreender as relações existentes referentes à Alfabetização e Ludicidade no âmbito das pesquisas. Indo ao encontro do objetivo proposto, foi realizado um levantamento bibliográfico, utilizando os Anais das Reuniões Científicas da ANPEd (Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação), buscando as pesquisas apresentadas nos Grupos de Trabalho sobre Alfabetização, Leitura e Escrita entre os anos de 2012 e 2012. Por meio de acesso aos artigos completos, pode-se perceber o distanciamento existente entre os conceitos sobre Alfabetização e Ludicidade, os quais são majoritariamente apresentados de maneira distintas, não demonstrando relações entre si e enfatizando, assim, o baixo interesse e a falta de conhecimento sobre a potencialização da aprendizagem se trabalhados juntamente. Conclui-se então, a existência de uma defasagem nas pesquisas com relação ao tema proposto, reforçando a necessidade de demonstrar a relevância e compreendendo que o descompasso reflete uma carência existente desde a formação docente e que se alastra por meio de inúmeros fatores referentes as dificuldades presentes na área educacional.