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ATUAÇÃO DO PSICÓLOGO ESCOLAR NA INCLUSÃO DE CRIANÇAS COM TRANSTORNO DO ESPECTRO AUTISTA

Tipo de Trabalho 

Artigo

O objetivo do estudo foi operacionalizar a atuação do psicólogo escolar no processo de inclusão de crianças com Transtorno do Espectro Autista (TEA), a partir de intervenções aplicadas no contexto educacional, com alunos, pais e professores. A atuação do psicólogo contribuirá com a inclusão dos estudantes com Transtornos de Espectro Autista a despeito das práticas segregadoras realizadas com esse público. O Espectro Autista é classificado como um transtorno global do desenvolvimento que afeta o desenvolvimento da criança, sendo caracterizado pelo desenvolvimento acentuadamente atípico na interação social e na comunicação. Os comprometimentos desse transtorno já podem ser percebidos, na fase inicial da vida onde coincide com a idade escolar.  Ao adentrarem no campo escolar algumas dificuldades, pode-se evidenciar como a falta de habilidade dos profissionais para trabalhar em equipe e com as famílias, além da intensa necessidade de buscar conhecimento sobre o transtorno e utilizar recursos que facilitem o processo de ensino-aprendizagem.