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EDUCAÇÃO À DISTÂNCIA : RAZÃO, CULTURA E CONTEMPORANEIDADE

Tipo de Trabalho 

Artigo

São inúmeras as mudanças da cultura do presente, entre elas pode-se destacar a concepção de educação à distância concebida sob o viés tradicional de educação, a saber, como um modelo calcado unicamente na produção e consumo do saber. É preciso, no entanto reconsiderar a EAD, como um modelo de educação que valoriza as possibilidades de formação inseridas nos mais variados contextos da vida.  O saber assim concebido, pelo seu valor formativo ou de sua importância política, passa a ser a manutenção da vida cotidiana – é preciso saber para sobreviver, porém um saber é destinado a quem decide e outros saberes destinados a pagar a dívida perpétua do vinculo social manipulada pelos meios de comunicação. Essa abordagem pode ser vista como uma contraposição ao modelo tradicional de educação, entendida por Freire (1987) como  uma educação que tem a sua base  no diálogo, em que o aluno e o professor são entendidos como seres em busca. Dessa forma, se é possível pensar a Educação á Distância na contemporaneidade, é por meio da mudança de paradigma, a saber, do  uso da tecnologia na educação e da abertura de  possibilidades que podem ser exploradas quanto à interação e à construção colaborativa do conhecimento, isto, é por meio da consciência de interconexões dos saberes com o real.