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FIDELIZAÇÃO DE CLIENTES: COMO O MARKETING E SUAS VERTENTES PODEM SER APLICADAS NO RELACIONAMENTO ENTRE CONSUMIDORES E ORGANIZAÇÕES

Tipo de Trabalho 

Artigo

O presente artigo tem como objetivo principal refletir sobre a abordagem do marketing como um recurso estratégico para posicionamento de uma empresa no mercado e entender a sua relação e interfaces na obtenção, manutenção, retenção e recuperação de clientes. Para chegar ao objetivo, optou-se pela revisão de literatura sobre conceitos básicos e, para concretizá-la, realizou-se um levantamento acerca do assunto em questão. Na situação de mercado atual, a formação de uma carteira sólida de clientes se faz fundamentalmente necessária no que diz respeito ao processo de sobrevivência, expansão e solidez de uma empresa, tendo em vista que surgem novos concorrentes e novas exigências da parte dos clientes todos os dias. A escolha desse tema surgiu da necessidade de compreender e conhecer a importância de utilizar o marketing de relacionamento em prol da vantagem competitiva para uma empresa e sobrevivência da mesma num mundo empresarial cada vez mais concorrido, onde o diferencial no atendimento de clientes se faz considerável e potencial agregador de valor à marca. Entende-se que o estudo aprofundado sobre a fidelização de clientes e suas vertentes é um recurso valioso para uma empresa que busca a estabilização e consolidação no ramo em que atua. Propõe-se, portanto, junto aos conteúdos didáticos de Marketing disponíveis, a observância de estratégias e práticas pertinentes ao tema proposto. A partir das informações colhidas durante o levantamento, foi realizada uma reflexão sobre a importância da satisfação e cativação de clientes, mostrando o que deve ser o principal projeto e planejamento de uma organização desde a sua criação à sua solidez resultando na agregação de valor no que diz respeito ao seu nome e à sua marca.