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GESTÃO DE RECURSOS INTANGÍVEIS: UMA ANÁLISE DO MERCADO ESPORTIVO

Tipo de Trabalho 

Artigo

Este artigo objetivou analisar a gestão de recursos intangíveis através de transações de jogadores de futebol realizadas por clubes brasileiros e portugueses nas últimas cinco temporadas, buscando identificar e analisar fatores que tornaram os clubes portugueses referências na área, e como os clubes brasileiros que geralmente atuam como formadores de jogadores podem aprender a realizar negócios lucrativos. Para atingir este objetivo, foram analisados os dois clubes brasileiros que mais arrecadaram com em negociações de jogadores em cada país, no Brasil: Clube de Regatas do Flamengo e São Paulo Futebol Clube, e em Portugal: Futebol Clube do Porto e Sport Lisboa Benfica. Devido à ausência de trabalhos científicos e da natureza contemporânea deste segmento de negócios, a pesquisa orientou-se pelos seguintes questionamentos: Como funcionam as transações; Qual é a importância destas receitas para o orçamento dos clubes; Análise das transações realizadas nos últimos anos; Perfil das transações dos clubes e o resultado financeiro apurado pelos clubes. Na busca de respostas a estas questões, analisou-se a gestão de clubes de futebol como um negócio, o mercado do futebol, a forma como as transações acontecem. A pesquisa demonstrou como a gestão estratégica é necessária para a eficácia da administração dos clubes, no que diz respeito à lucratividade.