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IMPORTÂNCIA DOS PROGRAMAS DE RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA E PIBID NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE LICENCIATURA EM QUÍMICA

Tipo de Trabalho 

Artigo

A formação de professores de licenciatura em Química desempenha um papel crucial na qualidade do ensino de Ciências. Este artigo aborda a importância dos programas de Residência Pedagógica e do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID) na formação desses professores, destacando os benefícios e o impacto dessas iniciativas. A pesquisa tem como objetivo geral analisar a relevância dos programas de Residência Pedagógica e PIBID na formação de professores de Química, com foco em sua prática pedagógica e no desempenho dos alunos. A metodologia empregada consiste em uma revisão bibliográfica abrangente, analisando estudos que exploram a integração teoria-prática, a experiência prática em ambientes escolares e os benefícios da mentoria e do acompanhamento. A revisão bibliográfica proporciona insights sobre como esses programas melhoram a qualidade do ensino de Química e auxiliam na formação de professores mais preparados e reflexivos. Os resultados destacam a importância dos programas de Residência Pedagógica e PIBID na formação de professores de Química, evidenciando a integração entre teoria e prática, o apoio pedagógico, a melhoria da qualidade do ensino e o desenvolvimento profissional contínuo. Essas iniciativas não apenas beneficiam os futuros professores, mas também os alunos das escolas de ensino básico.