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INFLUÊNCIAS EXTERNAS NO CONSUMO DE FESTAS INFANTIS: UM ESTUDO À LUZ DA TEORIA DO CONSUMO CONSPÍCUO

Tipo de Trabalho 

Artigo

O objetivo deste estudo é analisar as influências externas do consumo realizado pelas mães em festas infantis à luz do consumo conspícuo. Como suporte teórico, foram abordados o comportamento de consumo e as influências externas, especificamente a família, grupos de referência e a cultura, bem como os conceitos relativos a teoria do consumo conspícuo, que, por sua vez, divide-se em três categorias: ostentação e sinalização; exclusividade; e conformidade social. Assim, visando a atender o objetivo, utilizou-se uma abordagem qualitativa e foram entrevistadas mães que realizaram a festa de um ano de idade de seu primeiro e único filho. Concluiu-se que as mães vivenciaram situações de consumo ostensivo como consequência da influência, principalmente, dos grupos de referência e da família. Nesse sentido, observou-se que todas as dimensões do consumo conspícuo são relevantes no contexto de festas infantis, pois aspectos como a necessidade de que o momento da festa fosse único (exclusivo) e servisse de referência para outros, bem como a quantidade de dinheiro despendido para sua a realização foram recorrentes entre as entrevistadas.