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MARKETING AMBIENTAL E CERTIFICAÇÃO ISO 14.001 SOB A PERSPECTIVA DO MERCADO INTERNACIONAL

Tipo de Trabalho 

Artigo

Atualmente as corporações estão percebendo novas necessidades apontadas pelo mercado global. Uma delas está ligada à situação do planeta em termos de recursos naturais limitados, e reflexos que a exploração desmedida da natureza vem provocando nos indicadores de poluição. Entre os setores responsáveis por essa degradação ambiental, destaca-se o segmento de embalagens, devido à sua característica de descarte após uso do produto que estas acondicionam. Neste sentido, as certificações surgem como uma ferramenta do marketing ambiental demonstrando o comprometimento das corporações nessa causa. Neste contexto, este estudo objetivou identificar a percepção de importadores de plásticos e derivados, quanto ao marketing ambiental e a certificação ISO 14.001 no âmbito internacional. Metodologicamente, caracterizou-se como uma pesquisa de descritiva, quanto aos fins, e bibliográfica e um estudo multicaso, quanto aos meios de investigação. Os dados de origem primária foram coletados por meio de um questionário aplicado a cinco importadores de plásticos e derivados localizados no Chile, Colômbia, Uruguai, Paraguai e Estados Unidos da América - EUA, constituindo-se assim a amostra por conveniência. Para a análise dos dados, optou-se por uma abordagem essencialmente qualitativa. Os resultados apontam que as empresas importadoras possuem consciência do diferencial que o marketing verde oferece para as corporações. Entretando, na prática, a maioria delas não adere às políticas de gestão ambiental, com exceção de empresa localizada nos EUA, que além de ter melhor desempenho no faturamento anual, possui certificações e medidas práticas de marketing ambiental.