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O DIALÓGICO E O RESSONANTE NA PRÁTICA CLÍNICA EM GESTALT-TERAPIA: A EXPERIÊNCIA DE ATENDIMENTO NUMA CLÍNICA-ESCOLA UNIVERSITÁRIA

Tipo de Trabalho 

Artigo

O presente trabalho é um estudo de caso resultante de um estágio supervisionado vivenciado em 2017, durante a graduação em psicologia numa instituição de ensino superior do interior de Minas Gerais. Nosso principal objetivo aqui é apresentar a experiência de constituir-se psicoterapeuta como parte fundamental da preparação profisisonal. A intenção que também subjaz nesse estudo é a de propror interlocuções sobre as práticas em Gestalt-terapia e sobre sua perspectiva como campo clínico. O caso relatado é de uma cliente que nomeamos como Maria, de 38 anos. As princapais demandas apontadas na entrevista inicial foram ansiedade, dificuldades de aprendizagem e concentração. Os atendimentos foram sustentados pelo autêntico encontro gestáltico entre cliente e terapeuta, que se consolidou sessão por sessão. Foi possível entender, ao final do processo, o modo como a terapia em Gestalt trabalha significativamente em prol da confirmação do cliente, que, assim, percebe-se como responsável pelas suas escolhas e por seu estar-no-mundo.