Back to top

O MUNDO ENCANTADO DA LITERATURA INFANTIL

Tipo de Trabalho 

Artigo

A Literatura Infantil deve ser compreendida como abertura para a formação de uma nova mentalidade à iniciação lúdica do pré-leitor mesmo antes de iniciado o processo de sua alfabetização.
Através do prazer pela leitura infantil, a criança estará transformando o imaginário no seu cotidiano.
Entretanto, é de extrema relevância os pais e a escola levar a criança a ser um bom leitor, pois sem o estímulo deles, ela não se tornará um cidadão crítico.
Nesse sentido, para abordar o tema “Literatura Infantil na Educação Infantil”, o educador irá utilizar várias práticas pedagógicas com a criança, levando-a a aquisição da importância da leitura.
... a leitura inteligente, aquela que esclarece e enriquece o espírito depende não só da aquisição do mecanismo da leitura mas de toda uma educação preparatória. Esta educação, esta pré-leitura é precisamente a razão de ser alguns de nossos álbuns de figuras e de atividades... (COELHO, Nelly Novaes. Literatura Infantil: teoria, análise, didática. São Paulo: Moderna, 2000)

A compreensão da leitura voltada ao público infantil, poderá ser trabalhada através de imagens e figuras ilustrativas que se compõem no espaço lúdico em sala de aula.
... a leitura total é a conquista do meio instrumental de compreensão, de tomada de posse da informação, em sentido amplo. Isso supõe uma dinâmica interrogativa diante dos acontecimentos do texto e da imagem. O livro deve responder a todos as curiosidades [...] elemento insubstituível para conduzir o leitor a uma atitude viva, a uma atitude crítica. (COELHO, Nelly Novaes. Literatura Infantil: teoria, análise, didática. São Paulo: Moderna, 2000)

Desta maneira, para se formar bons leitores e cidadãos críticos é imprescindível a importância dos responsáveis estarem estimulando a criança através do mundo encantado da Literatura Infantil.