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REDES POLÍTICAS, ESTADO E NEOLIBERALISMO: UMA ANÁLISE PARA AS PESQUISAS SOBRE AS POLÍTICAS EDUCACIONAIS

Tipo de Trabalho 

Artigo

RESUMO

 

Redes políticas constituem-se em um método que permite analisar as relações políticas de acordo como elas se dão atualmente, respeitando a complexidade da interação dos atores envolvidos na rede, sob diferentes formas de atuação em diferentes momentos. Para Ball (2014), o neoliberalismo ocasiona o deslocamento da análise de política educacional do Estado-nação e a perda de capacidade dos Estados em controlar seus sistemas de ensino. Esta pesquisa teve como proposta a realização de uma análise das contribuições do livro, “Educação global S.A. Novas redes políticas e o imaginário neoliberal”, de Stephen Ball, no intuito de verificar a potência da utilização desta obra nos estudos sobre políticas de currículo. O propósito é apresentar aqui uma discussão conceitual sobre o autor. É possível perceber os limites das teorizações sobre a Educação como um negócio e a relação do campo com o lucro, capital, as práticas neoliberais, a influência do mercado no desenvolvimento das políticas educacionais. Essa é a grande contribuição desta obra. Fornecer-nos subsídios para investir em uma teorização que caracterize o campo de pesquisas em políticas educacionais contemporâneas.