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REDUÇÃO DO ÍNDICE DE POROSIDADE EM PEÇAS FUNDIDAS SOB ALTA PRESSÃO

Tipo de Trabalho 

Artigo

Daremos ênfase neste trabalho a experimentos voltados as porosidades, suas origens e soluções em peças de fundição sob alta pressão, avaliando as necessidades de utilizar medidas preventivas ou corretivas em liga de alumínio HD2 utilizada na fabricação de peças, como carcaças, tampas e cilindros do motor na fundição HPDC.

Foram realizados experimentos com parâmetros diferentes e massalotes de tamanhos diversos, saídas de gases obstruídas em máquinas de 800 toneladas da fundição HPDC, voltados a expulsão de gases originados por turbulências no momento da injeção do alumínio no molde.

Vale ressaltar que todas as amostras coletadas foram identificadas, processadas em lote fechado pelo processo de usinagem e levadas ao teste de estanqueidades para avaliação de vazamentos originados por porosidades, depois retornadas para testes de serra em locais específicos das peças e realizado os testes de rocou para avalição de diferentes níveis de porosidades.

Após a análise dos testes realizados com rocou, teste de flexão, teste de torção, teste de impacto, teste de pista, parâmetros e massalotes de diversos tamanhos notou se que as porosidades estar relacionadas não só a parâmetros e massalotes mas a tratamentos do alumínio antes da injeção no molde. 

Os experimentos coletados e mostrados são com base a pesquisas em experimentos já existentes e em prática realizadas em peças de fundição injetadas sob alta pressão, com a finalidade de reduzir as porosidades em peças fundidas, eliminando outros problemas como vazamentos e trincas.