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ENSINO NAS PRISÕES COMO PARTE DO COMBATE À SUPERPOPULAÇÃO CARCERÁRIA: COMPETÊNCIAS REQUERIDAS DOS DOCENTES

Tipo de Trabalho 

Artigo

A lógica da ressocialização é uma maneira de amenizar o problema da população carcerária, sendo que o ensino nas prisões é um desses caminhos, estando tal preceito em conformidade com a Lei de Execução Penal que orienta as Diretrizes Nacionais para a oferta de educação para jovens e adultos em situação de privação de liberdade nos estabelecimentos penais. Dessa maneira, o objetivo deste artigo é discutir a formação de professores para lidarem com essa realidade. Adotando-se o método ensaístico, discorre-se acerca da legislação que salvaguarda o direito à educação e a doutrina que pressupõe a instituição de uma escola reflexiva, além de abordar metodologias que devem ser aplicadas para trazer efetividade no ensino. Os dados mostram a complexidade de olhar para a educação em seu papel ressocializante e permitem questionamentos sobre as competências requeridas dos docentes para ensino no ambiente carcerário. Concluiu-se que se faz necessário um esforço conjunto de diversas áreas do poder público, assim como o desenvolvimento de pesquisas para compreender formas mais adequadas de abordagem à problemática.