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IMPLANTAÇÃO DE HORTAS AGROECOLÓGICAS UNINDO JUVENTUDES NO ESPAÇO ESCOLAR PÚBLICO: UMA EXPERIÊNCIA DE FORMAÇÃO INICIAL DE EDUCAÇÃO NO CAMPO, NA ESCOLA MUNICIPAL NOSSA SENHORA DO PERPÉTUO SOCORRO, NA COMUNIDADE QUILOMBOLA DE SÃO TOMÉ, CAMPO FORMOSO, BAHIA

Tipo de Trabalho 

Artigo

O presente artigo trata-se de um relato de experiência técnica com o propósito de apresentar uma vivência na comunidade quilombola de São Tomé, localidade da zona rural de Campo Formoso-Bahia, distando 34,6 km em linha do centro da cidade, com a implantação de uma horta comunitária em uma escola rural baseada nos princípios agroecológicos. O espaço é um canteiro construído anteriormente por jovens rurais, alunos matriculados no Colégio Municipal Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, para a produção de hortaliças, mas que não tinha sido dada manutenção adequada à essa importante atividade extra-curricular. Por sua vez, o Instituto de Desenvolvimento Social e Agrário (IDESA), entidade de ATER contratada pela Secretaria de Desenvolvimento Rural e Superintendência Baiana de Assistência Técnica e Extensão Rural – SDR/Bahiater, vem atuando na localidade em parceria com a direção da escola. O diálogo constante entre essa parceria sobre como desenvolver atividades rurais para juventude da referida escola resultou na decisão conjunta de revitalizar a referida horta para produção de hortaliças orgânicas, com o objetivo de proporcionar aos jovens estudantes, no ano letivo 2020, a realização de uma atividade de extensão rural tendo relação direta com o meio ambiente, o uso, o manejo e a conservação dos solos, possibilitando, assim,  uma experiência didática de cuidado da terra e de valorização dos recursos naturais locais de maneira produtiva e de economia doméstica, além de promover a sustentabilidade de parte da alimentação escolar por meio da produção agroecológica local.