Back to top

SEQUÊNCIA DIDÁTICA SOBRE O GÊNERO CONTO DE FADAS BASEADA EM PRÁTICAS EDUCOMUNICATIVAS E NO MULTILETRAMENTO

Tipo de Trabalho 

Artigo

Este trabalho tem como objetivo propor uma sequência didática com o intuito de explorar a capacidade de multiletramento dos diversos gêneros discursivos, especificamente do conto de fada, utilizando-se de recursos tecnológicos. Por meio de uma sequência didática direcionada ao 2° ano do Ensino Fundamental, busca-se desenvolver a autonomia, capacidade de interpretação de texto, inferência, criticidade e a criatividade dos alunos por meio da produção de contos de fadas orais compartilhados por meio da plataforma digital TikTok. Este trabalho busca promover uma reflexão sobre a importância da prática educomunicativa em sala de aula, fornecendo subsídios teóricos e práticos que auxiliem professores de educação básica a utilizarem ferramentas tecnológicas de forma lúdica em sala de aula. Busca-se por meio desse estudo, explorar o potencial dos gêneros discursivos e da Pedagogia dos Multiletramentos como instrumento de construção do conhecimento e autonomia discente.